Sugestão para corrigir erros de crase

Programar gramática não deve ser fáci, eu não sou programador nem acadêmico em Letras mas vai o meu palpite. A ocorrência de crase ocorre com uma CONDICIONAL: Se ocorrer fusão de “preposição a” e “artigo a” então crase é necessária. Preposições são exigidas por verbos transitivo indireto e artigo por substantivos femininos. Nesse caso, acho que se faz necessário variáveis de verbos transitivos indiretos, para identificar as preposições e outra forma de intensificar artigos “a e as” A crase também pode ocorrer com alguns verbos transitivos diretos QUANDO procedidos com adjunto adverbial, como o caso do verbo visitar. Ex: Visita a escola (sem crase pois não há preposição, visitar é verbo transitivo direto) já Visita à escola do Pedrinho (vai crase por conta da especificação posterior) Uma de resolver toda a gramática da crase seria colocar um teste para verificar se o “a” da sentença é um “feminino de ao” mas acho que isso deve ser impossível ou bem difícil de programar. Espero ter ajudado.

Parece que a forma melhor de o fazer é ter a lista de palavras que o Jaume sugeriu, e depois criar exceções para algumas expressões.

Mas vai dar um trabalho tremendo e não sei quando terei a oportunidade de o fazer.

O verbo “ir” é especial, pois coincide com algumas formas do verbo “ser”, daí eu ter criado uma variável identidade com formas que não aparecem em ambos os verbos, mas falta a lista de palavras.